quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Sarau Coletivoz

Uma breve descrição do que esta acontecendo.

Nesta semana foi realizada a quinta edição do Sarau da Coletivoz, uma noite, como sempre, especial. NA terça-feira o Rogério fez, junto a poeta Francis Gripp, uma participação no Projeto Terças Poéticas, que acontece nos jardins internos do Palácio das Artes. Além da participação com a Francis, Rogério fez a leitura de alguns poemas de Pascoal Motta, poeta homenageado da noite. Vai tudo indo muito bem; a gente vai quebrando os obstáculos e fazendo acontecer as coisas na garra e na luta. Porém, as pessoas precisam também quebrar essa coisa de ficar falando: "- Que lindo, parabéns o blog tá muito bom, ou, Qualquer dia eu apareço lá, a idéia e muito boa faltam movimentos assim na cidade", etc. Mas aí eu pergunto, falta pra que? Pra ficar falando "que lindo, tá tudo muito bom, é isso mesmo a iniciativa é muito boa"? Parece papo de adular criança tipo, Parabéns você brilhou. O que falta é as pessoas, sejam artistas ou não, entenderem a iniciativa. O que falta, como fala o Rogério no texto abaixo, é que as pessoas entendam sua função na sociedade em que vivemos.

Tem um milhão de pessoas que falam da desigualdade, que falam da exclusão, no entanto parecem gostar de mantê-la para ter do que falar, ou para ficar pagando de defensor dos oprimidos. Quer falar? Que fale, mais sem essa demagogia, chega um momento que tem que partir para a ação. Será que é muito difícil se deslocar alguns quilômetros até o Barreiro? Engraçado que se for movido a algum interesse individual é muito fácil, por um interesse coletivo? Ai é muito difícil, não é o fato de querer notoriedade mas sim que as pessoas entendam a importância de se organizar saraus, caravanas de arte, espetáculos, shows e seja qual for à manifestação cultural na periferia.


O sarau vai muito além, como eu disse na postagem passada, estamos falando para um povo, estamos buscando mais do que dar voz aos poetas da periferia e de qualquer outro lugar, é dar voz ao que é calado pela exclusão. Então mais uma vez fica o chamado para todos: APAREÇAM, JUNTEM-SE a esse coletivo de vozes e ajudem a construí-lo, ajudem a divulgar e a manter viva mais uma manifestação cultural.

Fecho com as fotos desta quarta-feira e da participação do Rogério no Terças Poéticas.


À luta, à voz,
Jessé Duarte


Terças Poéticas - Rogério Coleho e Francis Gripp


Terças Poéticas - Rogério Coelho


Sarau Coletivoz

Sarau Coletivoz - Três Irmãos

Nenhum comentário: