sábado, 20 de fevereiro de 2010

SARAU DEDICADO A HISTORIA E A LUTA DO POVO HAITIANO!


Missão de Paz.

Igualdade?

Liberdade?

Fraternidade?

Conheça o Haiti de Verdade!



O Sarau Coletivoz tem revelado, ao longo de sua caminhada de resistência e continuidade, a voz de vários coletivos da cidade de Belo Horizonte e região. Todas as noites de quarta-feira, reunimo-nos em um bar na região do Barreiro para ler e ouvir poesia, simples assim. Sem hierarquia e de forma horizontal, a única hegemonia é da voz que já foi calada por muitos anos e precisa ser ouvida. Essa voz é a voz da periferia, a voz de todos os povos oprimidos por um sistema, que sempre de cima pra baixo é que determina a vida do povo.

Um dos povos das Américas que mais tem sofrido com opressões e explorações por parte dos governos imperialistas, é o povo do Haiti e muitos tomaram conhecimento da situação país, depois do terremoto que aconteceu nos últimos dias e consideramos que seria um oportunismo de nossa parte, partir desse acontecimento para realizar um sarau e apenas reiterar toda falsa política assistencialista dos governos, da mídia e de varias entidades que vivem da pobreza do outros. Pois essa mesma pobreza é também o combustível para o assistencialismo. O fato, é que o Coletivoz tem o intuito de dar voz, de revelar a voz que é calada e escondida, que é abafada. Como diz o manifesto da voz Coletiva “O sarau da Coletivoz é mais um grito, que deseja união de movimentos contra o silêncio da exclusão”. Por esse motivo seria um equivoco deixar passar esse momento, em que o povo vem sendo bombardeado, pela mídia, que usa de informações direcionadas, sobre um interesse maior de manter o prestígio dos governos imperialistas, esconder os massacres que a ONU vem proporcionando ao povo haitiano e silenciar a verdadeira situação do país. Para isso informações e imagens vêm sendo manipuladas e jogadas dentro de nossas casas e de nossas cabeças, pela televisão, por rádios, jornais, revistas e etc.

Por isso preparamos a programação do sarau dessa quarta (24 de fevereiro) com: Exibição de vídeo (O que a mídia não fala sobre o Haiti) montado a partir de imagens de sites e de organizações que também buscam dar visibilidade e denunciar a verdadeira situação do Haiti. Com esse vídeo trazemos a reflexão de que, como foi falado acima, a maioria da população toma conhecimento do que acontece fora do país e até mesmo no país através tele jornais, e veículos de informações que são na verdade grandes negócios, e por isso não divulgam noticias que poderiam contribuir para um avanço de consciência da população, pois fazer com que a população questione os acontecimentos significa colocar os negócios em risco. Além do vídeo será lido um cordel (Tirem as Tropas do Haiti) do Cordelista Nando Poeta. Esse cordel fala da historia do povo Haitiano e denuncia qual o verdadeiro papel da missão de Paz da ONU que é vergonhosamente comandada pelo governo brasileiro. Estará disponível também uma cartilha (Haiti, seu povo, sua historia, sua luta) que é parte de uma campanha internacional organizada pela Conlutas – Coordenação Nacional de Lutas e pela Rede Jubileu Sul Brasil. Além disso, será mantida a programação habitual do sarau, microfone aberto para intervenções.

Participe, una sua voz a esse coletivo.

Até quarta-feira,

A luta, Voz

Jessé Duarte


Nenhum comentário: